segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Evasão nos Cursos de Educação a Distância


DESAFIO DE APRENDIZAGEM
Evasão escolar nos Cursos de Educação a Distância
Atuando como professora tutora num Curso de Educação a Distância, percebi que alguns alunos abandonam o curso, representando um grande problema para as Instituições que oferecem EaD, afetando o tutor e os alunos, caracterizando uma sensação de ineficiência institucional  e também uma frustração tanto para o tutor que parece incapaz, como também para o aluno que não recebe o que queria como produto oferecido.
Percebe-se que o aluno vai a procura do Curso de EaD como forma de obter um ensino rápido, sem grandes compromissos, ganhando tempo e gastando pouco, comparado a outros cursos presenciais.
Percebe-se também que o aluno não consegue motivar-se para superar as diversas barreiras que o curso oferece.
 Pesquisando em vários artigos, percebi que as deficiências são praticamente iguais nas várias Instituições de ensino que oferecem a modalidade EaD.
- A primeira é que o aluno não recebe as informações sobre as metodologias que serão aplicadas durante o curso;
- Muitos dos alunos não estão preparados para trabalhar com recursos das TIC, incluindo os ambientes virtuais de aprendizagem;
- Muitas vezes o tutor não tem a resposta imediata para sanar as dúvidas dos alunos em relação ao Sistema e Metodologias;
- Quem prepara as aulas não interage primeiramente com o tutor presencial para ter um diagnóstico das turmas, faltando ajuda ou resposta imediata;
- Algumas instruções são ambíguas e os modelos não são adequados a realidade dos alunos;
- E outras, conforme a realidade de cada Instituição.

Armstrong (2002) explorou diversos fatores relacionados com o contexto pessoal e social dos alunos que influenciam na percepção da capacidade de completar com êxito um programa de estudo, identificando os seguintes: sentido de pertença a uma comunidade de aprendizagem, confiança na capacidade de gerir os diferentes caminhos virtuais, autoconfiança acadêmica, apoio da família ou no trabalho, demandas familiares e profissionais e o impacto de adicionar o caminho do aluno a de outros caminhos vitais e existentes.

Estudando os vários caminhos chega-se a conclusão que para solucionar o problema de Evasão Escolar nos cursos de EaD há necessidade de rever e melhorar:
- A qualidade da Formação dos cursos de Educação a Distância (proposta curricular, programas, material didático, professores capacitados e comprometidos, meios apropriados para a interatividade);
- Apresentar as diversas formas do curso, suas metodologias e processos de avaliações;
- Melhorar a forma de apresentação de educação online;
- Textos pequenos, atrativos que incentivem a reflexão e a busca de leituras complementares;
- Capacitação dos tutores com aulas nos laboratórios, com os conteúdos do curso e manejo das ferramentas;
- Planejamento do professor na interatividade e do trabalho corporativo, (tutor e professor);
- Processos de avaliações formativa e continuada dos alunos;
- Melhorar as técnicas para participação no ambiente virtual, ajudando na navegação pelos espaços oferecidos;
- Oferecer condições de ter domínio técnico das TIC, tanto para o aluno como para o tutor;
- Falta de prática do professor EaD online;
- Dificuldades na interação e trabalho em Grupo;
- As respostas muitas vezes não acontecem na hora que o aluno necessita;
- Administração do tempo;
- Silêncio nas atividades online;
- Pouca participação nos debates no forun,
- Muito material para o aluno imprimir, (custo auto)
- Outros

Considerações finais

Refletindo sobre o caso de evasão nos cursos de Educação a Distância, percebe-se que o aluno para fazer parte desta modalidade necessita estar bem motivado e que consiga desenvolver sua atividade sem precisar muito do professor, aprendendo a ter autonomia para participar do seu curso, estabelecer uma agenda para realizar suas atividades com calma e competência.
Ter equipamento necessário para fazer suas atividades e saber extrair do tutor as soluções para melhorar seu aprendizado e saber sanar suas dúvidas através de pesquisas.



Referências
[1] BORGES, F. La frustación dl estudiante en línea: causas y acciones
preventivas. Digithum UOC. n. 7. 2005. Disponível em:
http//www.uoc.edu/digithum/7/dt/esp/borges.
[2] SILVA, D.; TOMAZ, J. Lidernet: por que a evasão? 4ª Seminário ABED, 2006.
[3] BERROSCO, J; ARROYO, M La funcion tutorial en entornos virtuais de
aprendizaje: comunicación y comunidade.
[4] HARDAGH, C; SCOTTI, L.; FONTE, M. O monitor como elaborador na
construção da rede de aprendizagem, em cursos de formação de
professores.
[5] ALVES, L. Trilhando os caminhos da didática online. XIII ENDIPE, 2006.
Recife-PE.



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