terça-feira, 25 de outubro de 2011

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Revolução Tecnológica na Educação


REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO
Aluna: Rosemeire Puccini Vasel

RESUMO:
O presente texto tem como objetivo chamar a atenção para a revolução que as inovações tecnológicas tem trazido para o processo educacional, neste momento em que a história relata o grande avanço que a informática obteve junto ao ser humano.
Percebemos que mesmo a Educação no Brasil não estando dentro dos padrões internacional, prevalecendo um processo de aprendizagem presencial, e, em muitos locais ainda não garantindo a real qualidade que precisamos ter para formar cidadãos preparados para viver em sociedade e garantirem sua sustentabilidade, uma pequena revolução começa a nascer que é garantir a formação através de uma nova modalidade de ensino, que são os cursos de Educação a Distância, revolucionando e redesenhando uma nova forma de aprender e ensinar.
Este novo processo de ensino vem permitir que a Educação chegue para um maior número de pessoas, que muitas vezes não podem estar participando do ensino presencial.
Neste novo processo o aluno passa a ser o próprio ator do processo ensino-aprendizagem, será o gestor de seu estudo conforme o tempo que terá disponível, podendo pensar e repensar os assuntos estudados, planejando conforme sua vontade.

PALAVRAS CHAVES: revolução tecnológica, planejamento, regulação, avaliação.

INTRODUÇÃO

Ao fazer um relato sobre a revolução na Educação, destacando a nova modalidade de ensino que se dá através da Educação a Distância, percebemos que a mesma já era conhecida na sua forma empírica e que foi nos últimos anos que passou a ser desenvolvida com mais intensidade, utilizando-se o avanço que a informática e a internet tiveram no mundo.
A modalidade de Educação a Distância permite que o aluno não necessite estar presente fisicamente em um ambiente formal, como o ensino presencial, este aluno poderá realizar seu auto-estudo, podendo também ser semi-presencial ou contar com o apoio de professores e tutores mantendo a separação temporal ou espacial entre educadores e educando.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Quando falamos de um novo processo de ensino na área da Educação é relevante a elaboração de um planejamento para Educação a Distância em que os recursos tanto tecnológicos e materiais didáticos devem agir como mediadores da interação que será necessária para a construção de uma comunidade de ensino-aprendizagem.
De acordo com os autores: Corrêa e Ribeiro (2004)”, o planejamento e a avaliação em Educação a Distância - EAD surge numa nova perspectiva, onde o espaço e o tempo caracterizam-se por necessidades de reflexões e redirecionamentos de todo processo, assumindo caráter de redemocratização do ensino”.
Para alguns autores, o planejamento como articulador das várias ações que acontecem no processo ensino-aprendizagem, estão, intimamente ligados ao processo de avaliação, a qual problematizará as ações que serão desenvolvidas pelos sujeitos que estarão envolvidos durante o processo de aprendizagem a distância, proporcionando a ação, a interação do sujeito com o conhecimento, com a proposta pedagógica, com o acesso com os canais de interação, com os tipos de inovações, os custos, o processo de avaliação e com o processo ensino-aprendizagem.
Analisando os elementos citados acima devemos levar em consideração que um bom planejamento será o eixo do processo, garantindo na proposta pedagógica a interação do sujeito com o conhecimento a partir de uma proposta pedagógica contextualizada com a prática.
Na elaboração da proposta pedagógica é necessário definir os referenciais da ação para as intervenções significativas ao público alvo, não esquecendo a realidade dos sujeitos envolvidos no processo, sendo flexível no marco referencial, para diagnosticar o contexto do grupo, o qual deverá orientar a elaboração do planejamento de um grupo de Educação a Distância de uma forma integrada e criativa, além de inovadora.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Analisando os estudos realizados, percebe-se que é necessário estar repensando todo o processo de ensino-aprendizagem dos cursos de Educação a Distância com visão ampliada, tendo a capacidade de enxergar, detectar e mudar os pontos fracos que ainda encontramos durante o processo para pontos fortes.
Sabemos que esta modalidade de ensino a distância ainda é um processo muito novo e esta sujeito a todo tipo de ameaça, portanto necessita de todo o cuidado para alcançar excelente resultado, disseminando esta prática como uma ferramenta de extremo valor quando desenvolvida com cuidado, através de ações de qualidade e responsabilidade.
Uma nova luz surge na Educação com os cursos de Educação a Distância, colaborando não somente para a construção de um novo processo de ensino-aprendizagem com qualidade, mas contribua para que tenhamos profissionais mais competentes, fazendo a diferença no mercado de trabalho e na sociedade, sendo capazes de pensar, repensar, amadurecer e transformar suas vidas e melhorar a Educação no país.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
 - Viana, Carla (13 de outubro de 2005). «Ensino a distância»  Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
- Viana, Carla; Rocha, Carlos (28 de outubro de 2005). Ainda o «ensino a (ou "à") distância». Ciberdúvidas da Língua Portuguesa.
- Matte, Ana Cristina Fricke (2008). «Análise Semiótica da Sala de Aula no Tempo de EAD». Revista Tecnologias na Educação.