quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Revolução Tecnológica na Educação


REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO
Aluna: Rosemeire Puccini Vasel

RESUMO:
O presente texto tem como objetivo chamar a atenção para a revolução que as inovações tecnológicas tem trazido para o processo educacional, neste momento em que a história relata o grande avanço que a informática obteve junto ao ser humano.
Percebemos que mesmo a Educação no Brasil não estando dentro dos padrões internacional, prevalecendo um processo de aprendizagem presencial, e, em muitos locais ainda não garantindo a real qualidade que precisamos ter para formar cidadãos preparados para viver em sociedade e garantirem sua sustentabilidade, uma pequena revolução começa a nascer que é garantir a formação através de uma nova modalidade de ensino, que são os cursos de Educação a Distância, revolucionando e redesenhando uma nova forma de aprender e ensinar.
Este novo processo de ensino vem permitir que a Educação chegue para um maior número de pessoas, que muitas vezes não podem estar participando do ensino presencial.
Neste novo processo o aluno passa a ser o próprio ator do processo ensino-aprendizagem, será o gestor de seu estudo conforme o tempo que terá disponível, podendo pensar e repensar os assuntos estudados, planejando conforme sua vontade.

PALAVRAS CHAVES: revolução tecnológica, planejamento, regulação, avaliação.

INTRODUÇÃO

Ao fazer um relato sobre a revolução na Educação, destacando a nova modalidade de ensino que se dá através da Educação a Distância, percebemos que a mesma já era conhecida na sua forma empírica e que foi nos últimos anos que passou a ser desenvolvida com mais intensidade, utilizando-se o avanço que a informática e a internet tiveram no mundo.
A modalidade de Educação a Distância permite que o aluno não necessite estar presente fisicamente em um ambiente formal, como o ensino presencial, este aluno poderá realizar seu auto-estudo, podendo também ser semi-presencial ou contar com o apoio de professores e tutores mantendo a separação temporal ou espacial entre educadores e educando.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Quando falamos de um novo processo de ensino na área da Educação é relevante a elaboração de um planejamento para Educação a Distância em que os recursos tanto tecnológicos e materiais didáticos devem agir como mediadores da interação que será necessária para a construção de uma comunidade de ensino-aprendizagem.
De acordo com os autores: Corrêa e Ribeiro (2004)”, o planejamento e a avaliação em Educação a Distância - EAD surge numa nova perspectiva, onde o espaço e o tempo caracterizam-se por necessidades de reflexões e redirecionamentos de todo processo, assumindo caráter de redemocratização do ensino”.
Para alguns autores, o planejamento como articulador das várias ações que acontecem no processo ensino-aprendizagem, estão, intimamente ligados ao processo de avaliação, a qual problematizará as ações que serão desenvolvidas pelos sujeitos que estarão envolvidos durante o processo de aprendizagem a distância, proporcionando a ação, a interação do sujeito com o conhecimento, com a proposta pedagógica, com o acesso com os canais de interação, com os tipos de inovações, os custos, o processo de avaliação e com o processo ensino-aprendizagem.
Analisando os elementos citados acima devemos levar em consideração que um bom planejamento será o eixo do processo, garantindo na proposta pedagógica a interação do sujeito com o conhecimento a partir de uma proposta pedagógica contextualizada com a prática.
Na elaboração da proposta pedagógica é necessário definir os referenciais da ação para as intervenções significativas ao público alvo, não esquecendo a realidade dos sujeitos envolvidos no processo, sendo flexível no marco referencial, para diagnosticar o contexto do grupo, o qual deverá orientar a elaboração do planejamento de um grupo de Educação a Distância de uma forma integrada e criativa, além de inovadora.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Analisando os estudos realizados, percebe-se que é necessário estar repensando todo o processo de ensino-aprendizagem dos cursos de Educação a Distância com visão ampliada, tendo a capacidade de enxergar, detectar e mudar os pontos fracos que ainda encontramos durante o processo para pontos fortes.
Sabemos que esta modalidade de ensino a distância ainda é um processo muito novo e esta sujeito a todo tipo de ameaça, portanto necessita de todo o cuidado para alcançar excelente resultado, disseminando esta prática como uma ferramenta de extremo valor quando desenvolvida com cuidado, através de ações de qualidade e responsabilidade.
Uma nova luz surge na Educação com os cursos de Educação a Distância, colaborando não somente para a construção de um novo processo de ensino-aprendizagem com qualidade, mas contribua para que tenhamos profissionais mais competentes, fazendo a diferença no mercado de trabalho e na sociedade, sendo capazes de pensar, repensar, amadurecer e transformar suas vidas e melhorar a Educação no país.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
 - Viana, Carla (13 de outubro de 2005). «Ensino a distância»  Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
- Viana, Carla; Rocha, Carlos (28 de outubro de 2005). Ainda o «ensino a (ou "à") distância». Ciberdúvidas da Língua Portuguesa.
- Matte, Ana Cristina Fricke (2008). «Análise Semiótica da Sala de Aula no Tempo de EAD». Revista Tecnologias na Educação.


Um comentário:

  1. Profª. Rose, a educação a distância ainda precisa vencer algumas barreiras para ser mais bem vista. Muitos educadores têm muita resistência as mudanças, andando na contra mão das transformações, não acreditam ou não querem buscar novas alternativas.
    Penso que o professor enquanto especialista na elaboração de processos de ensino e aprendizagem, precisam superar essa barreira e utilizar-se de todos os recursos da tecnologia para encurtar a distância em o aluno e o conhecimento.
    Carlixto

    ResponderExcluir